Aprendendo Biologia

Esse fórum é dedicado as discussões sobre os vários assuntos da biologia. Espero que através dele, possamos aprender de forma mútua.


    overdose de UERJ

    Compartilhe
    avatar
    Prof_Leo

    Mensagens : 71
    Data de inscrição : 25/04/2012
    Idade : 42
    Localização : Niterói

    overdose de UERJ

    Mensagem  Prof_Leo em Sex Maio 11, 2012 12:43 am

    Tentem fazer.... postem os gabaritos aqui..discutam as questões..dentro em breve coloco os gabaritos oficiais

    01)Os hormônios exercem papel fundamental na integração do controle metabólico do organismo humano.
    Algumas das etapas do metabolismo estimuladas por hormônios estão resumidas a seguir:
    1 - gliconeogênese hepática;
    2 - síntese de glicogênio;
    3 - mobilização do Ca++ do osso.
    Os hormônios insulina, paratormônio e epinefrina estimulam, respectivamente, as seguintes etapas:

    (A) 2, 3, 1
    (B) 1, 2, 3
    (C) 3, 2, 1
    (D) 1, 3, 2


    02)Algumas doenças infecciosas, como a dengue, são causadas por um arbovírus da família Flaviridae. São conhecidos quatro tipos de vírus da dengue, denominados DEN 1, DEN 2, DEN 3 e DEN 4; os três primeiros já produziram epidemias no Brasil.
    A doença, transmitida ao homem pela picada da fêmea infectada do mosquito Aedes aegypti, não tem tratamento específico, mas os medicamentos freqüentemente usados contra febre e dor devem ser prescritos com cautela. Na tabela abaixo são apresentadas informações sobre dois medicamentos:Outra doença encontrada no Brasil causada por um arbovírus da mesma família do vírus da dengue, e que também pode ter como vetor o Aedes aegypti, é a febre denominada:

    (A) terçã
    (B) palustre
    (C) amarela
    (D) maculosa

    03)Recentemente, pesquisadores do University College de Londres, analisando o DNA de esqueletos de seres humanos que viveram na Europa no período neolítico, mostraram que esses primeiros europeus não possuíam o gene da lactase, enzima necessária à eficiente digestão do leite. O surgimento, ao acaso, desse gene representou uma característica competitiva altamente vantajosa para a espécie, aumentando sua freqüência na população. Essa hipótese é um exemplo da proposição transformista denominada:

    (A) Mendelismo
    (B) Criacionismo
    (C) Lamarckismo
    (D) Neodarwinismo

    04)O aumento da poluição atmosférica, especialmente pelo acúmulo de gases do efeito estufa, como o CO2, tem acarretado a elevação da temperatura global. Alguns seres vivos, no entanto, apresentam um metabolismo capaz de fixar esse gás em matéria orgânica. Em condições ideais, o grupo de organismos com maior capacidade de fixar CO2 é:

    (A) levedo
    (B) bactéria
    (C) zooplâncton
    (D) fitoplâncton

    05)Os répteis se adaptam com facilidade à vida em regiões desérticas. Por excretarem o nitrogênio pela urina incorporado em uma substância pouco solúvel em água, seu volume de urina diário é pequeno e, conseqüentemente, sua ingestão de água é menor. Esse não é o caso do homem, que excreta o nitrogênio através de um produto muito solúvel em água.
    Os gráficos abaixo representam a excreção urinária de produtos nitrogenados. Em cada um deles, no eixo da abscissa, estão indicados os produtos eliminados e, no eixo da ordenada, as respectivas quantidades excretadas em 24 horas.



    Os gráficos que correspondem, respectivamente, aos seres humanos e aos répteis são os de números:

    (A) 1 e 3
    (B) 1 e 4
    (C) 3 e 2
    (D) 4 e 2

    06)Três diferentes tipos de células, X, Y e Z, foram cultivados em meios de cultura apropriados, em ambientes fechados e sob iluminação constante, na presença de ar atmosférico para as células dos tipos X e Y e de N2 para as células do tipo Z.
    A tabela abaixo mostra a variação das concentrações de três parâmetros, medidas ao fim de algum tempo de cultivo.



    Amebas, dinoflagelados e leveduras podem ter um comportamento similar ao apresentado, respectivamente, pelas células do tipo:

    (A) X, Y e Z
    (B) Z, Y e X
    (C) Y, X e Z
    (D) X, Z e Y

    07)Um dos equipamentos de segurança de uma cápsula espacial tripulada efetua a remoção do gás carbônico desse ambiente. Admita que, após um acidente, esse equipamento tenha deixado de funcionar. Observe as curvas do gráfico abaixo:



    A curva que representa a tendência do que deve ter ocorrido, após o acidente, com o pH sanguíneo dos tripulantes está identificada por:

    (A) W
    (B) X
    (C) Y
    (D) Z


    08)O fígado é um órgão capaz de ajustar-se às necessidades do organismo, por meio da variação, para mais (+) ou para menos (–), da atividade de suas diversas etapas metabólicas. Observe os gráficos abaixo, nos quais o eixo horizontal representa a atividade média de seis etapas metabólicas envolvendo carboidratos, aminoácidos e lipídios, no fígado de uma pessoa em dieta alimentar normal.



    O gráfico que apresenta as alterações metabólicas encontradas no fígado de uma pessoa submetida a 24 horas de jejum é:

    (A) W
    (B) X
    (C) Y
    (D) Z
    avatar
    Prof_Leo

    Mensagens : 71
    Data de inscrição : 25/04/2012
    Idade : 42
    Localização : Niterói

    Re: overdose de UERJ

    Mensagem  Prof_Leo em Ter Maio 15, 2012 1:18 pm

    GABARITO:

    01) ( A ) Nessa questão, o aluno deveria correlacionar hormônios com etapas biológicas. Os hormônios envolvidos são: INSULINA, PARATORMONIO E EPINEFRINA ( ADRENALINA ).

    A insulina é um hormônio produzido pelas células beta das ilhotas pancreáticas e tem como função: Levar glicose para o interior das células, estimular a síntese de glicogênio, etc.

    O paratormonio é um hormonio que tem uma função contraria da calcitonina. Esse hormônio é produzido na paratireóide e tem como função, mobilizar Ca++ do osso enquanto a calcitonina mobiliza Ca++ para o osso.

    A Epinefrina ou adrenalina, é liberado em situações de perigo e estimula a produção de energia. O processo de gliconeogênese hepática, permite a produção de glicose através de produtos não glicídicos como lipidios e proteínas.

    02) ( C ) Nessa questão o aluno deveria saber que arbovírus, são vírus que tem como vetor um artrópode. Dentre os artrópodes mais comuns, destaca-se os insetos ( mosquitos ). Além da dengue, um outro vírus que tem como vetor um artropode, é o vírus causador da febre amarela que, assim como a dengue, também é o Aedes aegypti.
    Febre terça e palustre corresponde a malaria, doença que tambem tem como vetor um mosquito ( Anopheles ) porém são causadas por protozoários e não por vírus.
    Ja a febre maculosa é causada por uma bactéria (Rickettsia rickettsii) e tem como vetor um aracnídeo.

    03)( D ) Nessa questão, o aluno deveria se lembrar de que as teorias de Drawin e de Lamarck, não envolviam DNA ou RNA. O explicação dos processos evolutivos envolvendo material genético aconteceu bem depois e hoje é conhecido como neodarwinismo.

    04) ( D ). Quem fixa CO2 para produzir matéria orgância, são os organismos autotróficos fotossintetizantes. Dos grupos mostrados nas opções, aquele que é fundamental para a renovação do oxigênio e produção de matéria orgância são os fitoplânctons.

    05)( A ). Nessa questão bastava saber os compostos nitrogenados e os organismos que os eliminam.
    Amônia - Peixes ósseos, invertebrados marinhos, larvas de anfíbio.
    Uréia - Peixes cartilaginosos ( ELASMOBRÂNQUIOS ), anfibios adultos e Mamíferos
    Ác. Úrico - Seu ARI - AVES, REPTEIS E INSETOS

    Como a questão pedia o excreta de mamíferos e repteis, bastava achar no gráfico os seus respectivos compostos nitrogenados.

    06)( C ) - Nessa questão, o aluno deveria saber que tipo de processo metabólico cada organismo pedido realizava.

    Ameba - Protozoário que faz respiração celular. Nesse processo, há consumo de oxigênio e liberação de CO2, logo o O2 diminui e o CO2 aumenta.

    Dinoflagelado - Alga protista, conhecida como Pirrófita. Essa alga é responsável pelo fenômeno da maré vermelha. A maré vermelha ocorre quando há uma superpopulação dessa alga e isso geralmente ocorre quando há uma grande quantidade de nutrientes na água ( eutrofização ). Como a dinoflagelada é uma alga, ela faz fotossíntese, ou seja, ela produz oxigênio ( O2 aumenta ) e consome CO2 ( CO2 diminui).

    Leveduras - Compreende fungos anaeróbios facultativos. Esses fungos na ausência de oxigênio. realiza fermentação alcoolica, ou seja, ele degrada a molécula de oxigenio parcialmente levando a produção de um baixo rendimento energético e alcool.


    07)( D ) No processo respiratório, há consumo de oxigênio e liberação de CO2. Caso o CO2 se concentre no local onde o indivíduo esta respirando, vai haver um aumento na concentração de CO2 no sangue. Com esse aumento no CO2 sanguíneo, ocorre uma diminuição do pH sanguíneo fazendo com que o mesmo se torne ácido.

    08)( B ) Durante o período de Jejum, o organismo entra em processo de gliconeogênese, ou seja, ela vai produzir energia através de produtos que não é a glicose, uma vez que o indivíduo não esta comendo nada. dentre as ações mostradas no gráfico, vão fazer parte desse processo a glicogenólise ( degradação de glicogênio para produzir glicose), desaminação de aminoácido, oxidação de ácido graxo ( o ácido graxo é um componente presente na fomação do lipidio. sua quebra gera energia para célula ) e síntese de glicose através da gliconeogenese. A oxidação da glicose e a síntese de glicogenio não vão ocorrer, pq para que elas ocorram é necessário glicose e no processo de jejum, não há glicose.

    Edu1

    Mensagens : 20
    Data de inscrição : 11/05/2012

    Re: overdose de UERJ

    Mensagem  Edu1 em Ter Maio 15, 2012 4:16 pm

    show de bola Profº Leo. Vou fazer a prova da UFF,mas bem possivel ajudar essas questões da Uerj. Vou tentar estudar por elas,apesar de ainda ter muitas coisas que eu não me recordo muito bem,vou pegar muitas teorias.
    Abraço

    obs: essas questões da uerj são de qual ano?
    avatar
    Prof_Leo

    Mensagens : 71
    Data de inscrição : 25/04/2012
    Idade : 42
    Localização : Niterói

    Re: overdose de UERJ

    Mensagem  Prof_Leo em Qua Maio 16, 2012 10:28 am

    Edu, eu busquei questões de anos variados .. qualquer duvida em relação a UFF, poste aqui.

    OBS: ESSA SEMANA VOU COLOCAR AS RESPOSTAS DAS 2 QUESTÕES DE GENÉTICAS QUE FALTAM.

    ABS

    Conteúdo patrocinado

    Re: overdose de UERJ

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sab Nov 17, 2018 2:02 am