Aprendendo Biologia

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Aprendendo Biologia

Esse fórum é dedicado as discussões sobre os vários assuntos da biologia. Espero que através dele, possamos aprender de forma mútua.


2 participantes

    Questão Enem

    avatar
    Luana Lima


    Mensagens : 1
    Data de inscrição : 05/06/2014

    Questão Enem Empty Questão Enem

    Mensagem  Luana Lima Qui Jun 05, 2014 1:06 pm

    Pessoal,Boa tarde!

    Estou estudando para o ENEM e estou com dúvida na seguinte questão:

    UFRGS 2003 - Camundongos com genótipo homozigoto recessivo têm coloração cinzenta. Os heterozigotos são amarelos, e os homozigotos dominantes morrem no início do desenvolvimento embrionário.  De um experimento de cruzamento entre entre animais amarelos, resultam 120 descendentes. O número provável de descendentes cinzentos é:

    a) 30    b) 40   c) 60   d) 80   e) 120

    Minha linha de raciocínio:

    Para responder a questão fiz o seguinte raciocínio: como gene recessivo é cinza então vou identificar como c (cezinho) já o gene dominante vou chamar de A (azão identificando o amarelo).

    Montando a tabelinha
    [img]Questão Enem Vzagb6[/img]

    Então a resposta seria letra a.

    Minha linha de raciocínio está correta?

    Me ajuda ai galera!
    Prof_Leo
    Prof_Leo


    Mensagens : 71
    Data de inscrição : 25/04/2012
    Idade : 47
    Localização : Niterói

    Questão Enem Empty Re: Questão Enem

    Mensagem  Prof_Leo Ter Mar 29, 2016 9:56 am

    luana, muito cuidado com essas questões. No enunciado ele diz que o alelo dominante ( A ) em homozigose é letal, ou seja, o camundongo morre na fase embrionaria, logo ele não nasce. Sendo assim, vc tem os seguintes genótipos e fenótipos:

    AA - MORRE
    Aa - Amarelo
    aa - Cinza

    Cruzando ratos amarelos vc tem a seguinte constituição:

    Aa x Aa - AA, Aa, Aa, aa ..... o AA não nasceu,, logo vc não o contabiliza. sendo assim, as proporções ficam:

    2 amarelos para 1 cinza.....ele disse que nasceu 120 filhotes e deseja saber o numero de cinzas.

    o numero de cinzas é de 1 para 3, vc não pode contar o AA pq ele MORREU.... logo fica: 120 x 1/3
    resposta: 40

      Data/hora atual: Dom Abr 28, 2024 3:03 am