Aprendendo Biologia

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Aprendendo Biologia

Esse fórum é dedicado as discussões sobre os vários assuntos da biologia. Espero que através dele, possamos aprender de forma mútua.


2 participantes

    Questão sobre herança humana

    avatar
    Edu1


    Mensagens : 20
    Data de inscrição : 11/05/2012

    Questão sobre herança humana Empty Questão sobre herança humana

    Mensagem  Edu1 Sex maio 11, 2012 9:47 pm

    Nos gatos domésticos,os machos podem ser pretos amarelos. As fêmeas,no entanto,podem ser pretas,amarelas ou malhadas.O único padrão de herança genética que justifica essa diferença na manifestação da cor em gatos domésticos é o:

    a)autossômico recessivo
    b)autossômico dominante
    c)ligado ao sexo,dominante.
    d)autossômico com ausência de dominância.
    e)ligado ao sexo,com ausência de dominância.

    Gostaria de saber além da resposta,uma pequena explicação sobre cada uma das alternativas para melhor entendimento. Peço desculpas por não postar o gabarito,pois não tenho mesmo. Obrigado.
    Prof_Leo
    Prof_Leo


    Mensagens : 71
    Data de inscrição : 25/04/2012
    Idade : 47
    Localização : Niterói

    Questão sobre herança humana Empty Re: Questão sobre herança humana

    Mensagem  Prof_Leo Sáb maio 12, 2012 1:01 am

    Edu1 escreveu:Nos gatos domésticos,os machos podem ser pretos ou amarelos. As fêmeas,no entanto,podem ser pretas,amarelas ou malhadas.O único padrão de herança genética que justifica essa diferença na manifestação da cor em gatos domésticos é o:

    a)autossômico recessivo
    b)autossômico dominante
    c)ligado ao sexo,dominante.
    d)autossômico com ausência de dominância.
    e)ligado ao sexo,com ausência de dominância.

    Gostaria de saber além da resposta,uma pequena explicação sobre cada uma das alternativas para melhor entendimento. Peço desculpas por não postar o gabarito,pois não tenho mesmo. Obrigado.

    Gostei de ver Edu. É isso ae... coloque aqui suas dúvidas e vamos discuti-las. Edu, genética é um assunto maravilhoso.

    antes de entrarmos na questão propriamente dita, vamos entender as respostas.

    a) autossômico recessivo - autossômico, significa dizer que o gene envolvido na característica, não esta ligado ao sexo... a você pergunta: Como assim Léo!!!! to com medo da genética!!!! Sad ..calma, clama..eu vou explicar isso melhor.. note abaixo a figura que eu vou postar:

    Questão sobre herança humana Image0671181952005

    Essa figura representa um cariótipo de uma mulher Normal. Os humanos, possuem 46 cromossomos divididos em 23 pares de cromossomos. Os 22 pares iniciais representam os cromossomos AUTOSSÔMICOS, ou seja, cromossomos que não estão ligados ao sexo. O ultimo par ( 23 ) caractyeríza o par sexual, ou seja, é e;e que define se o indivíduo é mulher ou homem. Nessa imagem, note que o cariótipo é de uma mulher pois o ultimo par representa 2 cromossomos X, se fosse um homem, deveria ter um X e um Y.
    Quando uma questão fala que uma anomalia é causada por um gene autossômico, vc tem que saber que essa anomalia não é determinada por um cromossomo sexual.

    Note que a letra a se refere tambem a RECESSIVO. O que é isso?!
    Edu, há 2 tipos de genes existentes, os genes DOMINANTES e os genes RECESSIVOS. Antes de explicar a você o que é DOMINANTE e RECESSIVO, é prudente explicar a você o que é um GENE.
    Cromossomo é igual a DNA, ou seja, quando eu falo que nós temos 46 cromossomos, significa dizer que temos 46 DNAs. Nossos DNAs são formados por diversas sequências específicas denminadas GENE. Esses GENES que determinam suas características, ou seja, é ele que fala se seu cabelo é loiro ou preto, ele que diz se você vai ter cabelo liso ou crespo e por aew vai. Note que os cromossomos não estão sozinhos, eles estão agrupados em duplas, porque um desses cromossomos vem do seu pai e o outro vem da sua mãe.
    Agora vamos ao conceito DOMINANTE e RECESSIVO. O gene dominante é aquele gene que manifesta sua característica mesmo estando em dose simples e é sempre representado por letra maiuscula. ja os GENES RECESSIVOS, manifestam suas características em dose dupla e é sempre representado por letra minúscula. ( AIIIIIIIIIIIII LÉOOOOO NÃO ENTENDI ISSO NÃOOOOOO) calma, calma.... fica nervoso não..é facil. Olha só, lembra que eu escrevi la em cima que os genes estão pareados?! então esses GENES podem estar presente de 3 formas diferentes que são: AA / Aa / aa.

    Esse AA significa dizer que o indivíduo é HOMOZIGOTO DOMINANTE ( HOMOZIGOTO ou PURO significa dizer que os 2 genes pareados são iguais: A e A )
    O Aa significa dizer que o indivíduo é HETEROZIGOTO ( HETEROZIGOTO ou HIBRIDO significa que os 2 genes pareados são diferentes, sendo um dominante e outro recessivo : A e a )
    O aa significa dizer que o indivíduo é HOMOZIGOTO RECESSIVO ( os 2 genes pareados são recessivos a e a. )

    Agora voltamos ao que eu escrevi la em cima e que esta destacado em VIOLETA. Qaundo eu falo que o gene dominante manifesta sua caractyerística estando em dose simples, significa dizer, que quando ele esta em HOMOZIGOSE ou em HETEROZIGOSE a característica sera a mesma.

    exemplo:
    Questão sobre herança humana 1_lei_mendel_linhagem2

    Observe o cruzamento acima. Note que a semente amarela é determinada por um gene dominante V e que a semente verde é determinada por um gene RECESSSIVO v . Note que ambos os indivíduos que vão ser cruzados são HOMOZIGOTOS ou PUROS. O resultado desse cruzamento só poderia dar um indivíduo HETEROZIGOTO ou HIBRIDO, pois durrante o cruzamento, o "pai" doa 1 cromossomo e a "mãe" doa outro cromossomo. Como o "pai" é VV e a "mãe" é vv, o filho será Vv, pois um V vem do pai e um v vem da mãe. Note que a cor da semente filha continua sendo amarela e porque isso, porque a cor amarela é DOMINANTE, ous eja, basta ter apenas um gene DOMINANTE que a característica determinada por ele é mantida.
    Agora note o cruzamento da linhagem HIBRID. Qaundo ele cruza a linhagem Hibrida olha o que acontece: quando você cruza Vv x Vv, os filhos que vão nascer podem apresentar as seguintes constituições genéticas: VV, Vv, Vv, vv. note que ao final do cruzamento de uma linhagem HIBRIDA, voltou-se a formar um indivíduo recessivo em uma proporção de apenas 25% ( 1/4 ), nesse caso esse indivíduo tera a cor verde, pois a cor verde é uma característica recessiva e só pode se manifestar em dose DUPLA.

    olhe a figura abaixo para vc entender o que eu fiz:

    Questão sobre herança humana Gentica


    b)autossômico dominante. - essa resposta diz que a característica dos gatos é dada por genes não ligados ao sexo e de manifestação simples.


    c)ligado ao sexo,dominante. - essa resposta diz que a característica dos gatos é determinada pelo gene sexual


    d)autossômico com ausência de dominância.



    e)ligado ao sexo,com ausência de dominância. ESSA EU VOU EXPLICAR ABAIXO ( ESSA É A RESPOSTA Very Happy )

    Edu, la em cima, eu escrevi para você, que o gene DOMINANTE manifesta sua característica, mesmo estando em dose simples lembra? pois bem. Existe algumas situações, onde tanto ele quanto o recessivo, manifestam suas características. Quando isso ocorre, o indivíduo vai apresentar uma característica mesclada, chamamos isso AUSÊNCIA DE DOMINÂNCIA. Olha a figura abaixo.

    Questão sobre herança humana GENTICA2

    AGORA VAMOS ENTENDER O PORQUE DESSA RESPOSTA. NA QUESTÃO ELE DIZ QUE OS GATOS PODEM TER 2 CORES E AS GATAS PODEM TER 3 CORES... OS GATOS, POSSUEM 38 CROMOSSOMOS ( 19 PARES ) SENDO QUE O ULTIMO PAR ( 19 ) É O PAR SEXUAL..NOS GATOS XY E NAS GATAS XX . A COR DOS PELOS ESTA EM UM GENE LIGADO AO CROMOSSOMO X, LOGO VC TEM 2 GENES QUE SÃO: OLHA A FIGURA ABAIXO PARA ENTENDER O RESULTADO FINAL.

    Questão sobre herança humana GENTICA3

    ENTENDEU EDU? CASO NAO, ME FALE QUE EXPLICO DE OUTRA FORMA.

    ABRAÇOS Very Happy

      Data/hora atual: Sex maio 10, 2024 4:47 am