Aprendendo Biologia

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Aprendendo Biologia

Esse fórum é dedicado as discussões sobre os vários assuntos da biologia. Espero que através dele, possamos aprender de forma mútua.


2 participantes

    Dúvida !!!!!!

    avatar
    AndreR


    Mensagens : 6
    Data de inscrição : 08/05/2014

    Dúvida !!!!!! Empty Dúvida !!!!!!

    Mensagem  AndreR Sex maio 09, 2014 9:30 pm

    Uma suspensão de células animais em um meio isotônico adequado apresenta volume igual a 1 L e concentração total de íons sódio igual a 3,68 g/L.
    A esse sistema foram acrescentados 3 L de água destilada.
    Considerando não haver rompimento da membrana plasmática, com a adição de água destilada, o citosol das células sofre a seguinte alteração:

    a) aumento da densidade  
    b) diminuição do volume de água  
    c) aumento da concentração de íons  
    d) diminuição da concentração de proteínas  



    Porque o gabarito é (d)???
    Prof_Leo
    Prof_Leo


    Mensagens : 71
    Data de inscrição : 25/04/2012
    Idade : 47
    Localização : Niterói

    Dúvida !!!!!! Empty Re: Dúvida !!!!!!

    Mensagem  Prof_Leo Sáb maio 10, 2014 1:29 am

    Segundo a questão, mesmo adicionando mais água ,o ambiente se manteve isotônico. Agora imaginemos a seguinte situação: dentro da célula, há uma série de compostos orgânicos e inorgânicos. A proteína é um dos compostos orgânicos presente no interior da célula. 3 litros de água faz com que essa proteína se torne mais homogênea com o meio, ou seja, ela se espalha mais no citosol.
    Prof_Leo
    Prof_Leo


    Mensagens : 71
    Data de inscrição : 25/04/2012
    Idade : 47
    Localização : Niterói

    Dúvida !!!!!! Empty Re: Dúvida !!!!!!

    Mensagem  Prof_Leo Sáb maio 10, 2014 1:31 am

    esse espalhamento, faz com que ele deixe de ficar concentrada m Entendeu?
    avatar
    AndreR


    Mensagens : 6
    Data de inscrição : 08/05/2014

    Dúvida !!!!!! Empty Re: Dúvida !!!!!!

    Mensagem  AndreR Sáb maio 10, 2014 9:47 am

    Prof_Leo escreveu:esse espalhamento,  faz com que ele deixe de ficar concentrada m Entendeu?


    Fala ae Leo, obrigado pela atenção.

    Então, entendi a questão da proteína sim, dela ficar espalhada, mas isso não seria dentro da célula???

    Se eu entendi bem, para diminuir a concentração de proteína dentro da célula, deveria ocorrer a osmose, já que não houve rompimento da membrana plasmática. Logo o meio deveria ter ficado hipotônico pra ocorrer a osmose, certo???


    avatar
    AndreR


    Mensagens : 6
    Data de inscrição : 08/05/2014

    Dúvida !!!!!! Empty Re: Dúvida !!!!!!

    Mensagem  AndreR Sáb maio 10, 2014 9:52 am

    AndreR escreveu:
    Prof_Leo escreveu:esse espalhamento,  faz com que ele deixe de ficar concentrada m Entendeu?


    Fala ae Leo, obrigado pela atenção.

    Então, entendi a questão da proteína sim, dela ficar espalhada, mas isso não seria dentro da célula???

    Se eu entendi bem, para diminuir a concentração de proteína dentro da célula, deveria ocorrer a osmose, já que não houve rompimento da membrana plasmática. Logo o meio deveria ter ficado hipotônico pra ocorrer a osmose, certo???




    Na verdade por eliminação é mais fácil de achar a alternativa certa.

    a) Não pode ser verdadeira, pois a densidade é igual a massa sobre o volume, e se aumentarmos o volume, diminuímos a densidade.

    b) Não pode ser verdadeira, já que o meio ficou hipotônico, ocorrerá a osmose e aumentará o volume de água dentro da célula.

    c) Não pode ser verdadeira, já que há o aumento de volume, há também a diminuição da concentração de íons intracelular.

    d) CORRETA, pois se ocorreu osmose, houve a diminuição da concentração de proteínas.

    Vê se vc concorda comigo?!

    Grato!
    Prof_Leo
    Prof_Leo


    Mensagens : 71
    Data de inscrição : 25/04/2012
    Idade : 47
    Localização : Niterói

    Dúvida !!!!!! Empty Re: Dúvida !!!!!!

    Mensagem  Prof_Leo Sáb maio 10, 2014 10:01 am

    fala meu amigo..mas houve osmose, ou seja, a água entrou...porem não foi uma quantidade suficiente para modificar as concentrações. .apesar de ter entrado água, o sistema se manteve isotônico
    avatar
    AndreR


    Mensagens : 6
    Data de inscrição : 08/05/2014

    Dúvida !!!!!! Empty Re: Dúvida !!!!!!

    Mensagem  AndreR Sáb maio 10, 2014 10:24 am

    Prof_Leo escreveu:fala meu amigo..mas houve osmose, ou seja, a água entrou...porem não foi uma quantidade suficiente para modificar as concentrações. .apesar de ter entrado água, o sistema se manteve isotônico


    OK, mas eu fiquei com dúvida na seguinte questão: A osmose ocorre em meio ISOtônico???
    Não é preciso um gradiente de concentração atuando para que ocorra???

    E a água que entrou na célula, foi suficiente para modificar a concentração de proteínas, certo? Se não, não fará sentido o gabarito.

    Desculpa pela insistência, mas é só pra limpar todas as minhas dúvidas mesmo, rs...

    Abraço!
    Prof_Leo
    Prof_Leo


    Mensagens : 71
    Data de inscrição : 25/04/2012
    Idade : 47
    Localização : Niterói

    Dúvida !!!!!! Empty Re: Dúvida !!!!!!

    Mensagem  Prof_Leo Sáb maio 10, 2014 10:42 am

    pergunte tudo que quiser. ... sim deve haver diferença de concentração sim... o que provavelmente aconteceu foi: ao ser introduzido água no sistema, o meio deve ter ficado hipotonico...como a agua entrou na célula, o equilibrio foi restabelecido. . a quantidade de água que entrou nao foi suficiente para romper a membrana mas diluiu as ptn que estão presentes no citosol

    Conteúdo patrocinado


    Dúvida !!!!!! Empty Re: Dúvida !!!!!!

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sáb maio 11, 2024 2:05 am